Tendo como ponto de largada a realização de uma palestra com o tema: No trânsito, o sentido é a Vida, A Polícia Militar, juntamente com o Departamento da Juventude e o Conselho Comunitário de Segurança, iniciou as atividades programas para a semana de 18 a 25 de setembro.
Após a palestra foi realizada blitz em frente a Câmara de Vereadores tendo a participação do policias mirins auxiliando nas abordagens com a entrega d e panfletos e orientando os motoristas
Outras ações estão previstas para esta semana com a simulação de acidente com resgate quando estará também envolvida a equipe do SAMU. Esta atividade será realizada dia 20, sexta-feira, no centro da cidade.
No dia 25 haverá um trabalho de conscientização com os idosos e as ações de com btliz e abordagens continuarão,
Semana Nacional do Trânsito
Celebra-se o Dia Nacional do Trânsito no dia 25 de setembro, mesma data em que se promulgou, por meio da Lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997. Essa lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil e para substituir a lei antiga, datada de 1966. O objetivo primordial era diminuir o número de acidentes no País.
O dia do Trânsito representa uma importante data, utilizada para a conscientização pública, no sentido de promover um maior humanismo nas estradas e ruas por onde se deslocam automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, ciclistas e pedestres. A semana do dia 25 de setembro, por esse motivo, é demarcada como a Semana Nacional do Trânsito.
É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.
Fotos: Ari Wollmuth
Colaboração: Assessoria de Imprensa de Missal.