Na segunda-feira, 09, a Chama Crioula chegou à Missal vinda de São Roque e passou a noite no CTG Porteira Nova de Missal.
Na oportunidade esteve presente o Coordenador da 12ª Região Tradicionalista Adir Frizon de Foz do Iguaçu.
Nesta terça-feira, 10, o CTG Sinuelo da Fronteira de Itaipulândia recepcionou a Chama Crioula que seguiu de Missal conduzida pelo CTG Porteira Nova, fazendo parte das comemorações da Semana Farroupilha.
O encontro aconteceu na sede do CTG Sinuelo da Fronteira junto à cancha de rodeio no Balneário Jacutinga e contou com a participação de tradicionalistas de vários CTGs de toda a região, bem como autoridades e convidados, entre eles, o prefeito de Missal Eduardo Staudt, a prefeita de Itaipulândia Cleide Prates e o presidente da Câmara de vereadores de Itaipulândia Vilso Nei Serena.
Após a recepção à Chama Crioula, foi servido um delicioso almoço e no período da tarde a Chama Crioula seguiu caminho em direção à Medianeira.
REVOLUÇÃO FARROUPILHA (DIA DO GAÚCHO)
A Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é celebrado em 20 de setembro. Esta data é considerada feriado estadual no Rio Grande do Sul.
O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o “Decênio Heroico”.
A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil. Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.
Informações: Ari Wollmuth
Fotos: André Siveris e CTG Porteira Nova.