Países do Mercosul poderão autorizar que viaturas policiais cruzem fronteiras durante perseguição. O tema está sendo debatido em Foz do Iguaçu na 50ª Reunião de Ministros da Justiça do Mercosul e Estados Associados e da 44ª Reunião de Ministros do Interior e da Segurança do Mercosul e Estados Associados.
A reunião iniciou nesta segunda-feira, 04, e segue até a próxima quarta-feira, 06. A medida é debatida entre 12 grupos técnicos dos países membros do bloco, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que reúnem cerca de 140 pessoas. Além da possibilidade de permitir o trânsito de viaturas na fronteira, os grupos discutem outras ações para melhorar o combate ao crime, principalmente em regiões de fronteira.
“Nos próximos três dias os grupos se reúnem, discutem esses temas, entre outros, tem questões migratórias, tem questões de penitenciárias, e em seguida eles passam para aprovação dos ministros que se reúnem no dia 7” informou Georgia Diogo, Assessora Internacional do Ministério da Justiça do Brasil.