Todos os núcleos da 3ª idade de Missal receberam orientações sobre quedas e também sobre como acionar o Samu nessas situações. A atividade ocorreu durante os encontros e foi finalizada nessa quarta-feira, 19 de junho, no encontro do centro. As informações foram repassadas através de um teatro, de forma bem-humorada, mas retratando a seriedade que se deve tomar os cuidados.
A palestra/teatro abordou situações que podem ocorrer nas residências dos idosos, onde há a possibilidade de fratura, torções mais graves, lesões, todas situações onde pode ser acionado o Samu. Outras situações como explosões que podem ocorrer por esquecer algo no fogo, queimaduras, entre tantas que são possíveis de ocorrer, seja por esquecimento, seja por falta de iluminação adequada, ou outras questões.
A palestra/teatro foi coordenada pela Enfermeira, coordenadora do Samu e coordenadora da atenção primária, Fabiane Spiecker Junges, juntamente com sua equipe. Os participantes do encontro, observavam atentamente as informações e receberam ainda, um folder contendo os números para acionar o SAMU, caso o 192 esteja com problema.
O objetivo é a prevenção de acidentes domésticos, pois no mês de junho, no Estado do Paraná, esse trabalho está sendo intensificado, pois, segundo dados, os números de acidentes desse tipo são muito grandes no Estado. “Estamos conscientizando os idosos sobre a importância de acionar o SAMU no momento que acontecer um acidente uma situação de emergência e vemos que a população está aderindo, os idosos estão gostando muito, o resultado está sendo muito positivo”, explicou a enfermeira Fabiane.
Confira os Números do Samu
(45)9 9997-3838
(45)9 9997-3839
(45)9 9997-3888
Informações: Assessoria de Imprensa.