“Estamos em uma situação difícil”, lamenta a secretária de Saúde de Paranavaí, Andreia Vilar.
A reunião do Comitê de Operação Emergencial (COE) na manhã desta segunda-feira (13) teve uma atualização da situação de Paranavaí sobre os casos do novo coronavírus. Com um surto recente em uma grande empresa de alimentos da cidade, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Santa Casa já estão cheias.
“Hoje, a Santa Casa está fazendo o que está ao seu alcance, pedindo auxílio aos municípios da região para utilização de respiradores. Estamos em uma situação difícil”, lamenta a secretária de Saúde, Andreia Vilar. A empresa comunicou à Vigilância que paralisou os trabalhos na quinta-feira (9) e orientou a todos os funcionários para cumprirem o isolamento domiciliar.
A Santa Casa de Paranavaí é o único hospital de referência para tratamento de casos do Covid-19 na região da Amunpar (28 municípios da região Noroeste do Paraná). “Recebemos um sinal de que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iria repassar dez leitos de UTI com respiradores para a Santa Casa, mas até agora não recebemos. Se os leitos e equipamentos não chegarem logo, podemos enfrentar uma grande dificuldade”, disse o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes.
Além das UTIs, a Santa Casa também possui 20 leitos de enfermaria para casos de Covid-19. Conforme boletim, dez pacientes já estão internados no hospital, cinco na UTI e cinco na enfermaria. Entre esses, há dois casos confirmados da doença, um em cada setor.
O Portal da Cidade tentou entrar em contato com a empresa por meio dos telefones disponibilizados no site oficial, mas, até a atualização dessa reportagem, não obteve retorno.
Fonte: Prefeitura de Paranavaí